A nuvem é uma ótima maneira para pequenas e médias empresas como a sua economizar nos custos de TI. No entanto, nem todos os proprietários de empresas estão cientes dos custos ocultos associados ao uso de tecnologias de nuvem. Nesta postagem do blog, discutiremos cinco dicas de economia de custos que ajudarão você a aproveitar os serviços em nuvem sem gastar muito.
Sem autônomos
Os serviços em nuvem vêm em várias formas, incluindo plataformas independentes com taxas que aumentam ao longo do tempo. Se você deseja economizar nos custos, é melhor escolher um provedor de serviços em nuvem que ofereça um conjunto de produtos que funcionem juntos. Essa opção geralmente é mais barata do que investir em vários produtos independentes. Outro benefício de trabalhar com um provedor de nuvem é que você terá um único ponto de contato para resolver de forma rápida e eficaz quaisquer problemas que possam ocorrer.
Faça parceria com provedores de nuvem experientes
Certifique-se de contratar um consultor de integração confiável e experiente para ajudar a facilitar uma transição suave. Isso é essencial, pois contratempos de integração podem causar sérios tempos de inatividade e também custar muito dinheiro.
Definir e priorizar backups
Backups desnecessários ou ineficientes desperdiçam espaço de armazenamento em nuvem. Revise seus dados de armazenamento em nuvem fazendo a si mesmo as seguintes perguntas:
- Quantas versões desses dados preciso armazenar a longo prazo? Quanto mais versões eu armazenar, mais me custará.
- Quais demandas regulatórias eu preciso atender? Alguns dados podem precisar estar acessíveis por até três anos, enquanto outros dados podem ser excluídos após 30 dias.
- Com que rapidez preciso acessar meus backups? Se puder esperar um ou dois dias, posso arquivar os dados em um serviço mais barato ou offline no data center do provedor.
Regular usuários
É uma prática comum os provedores de serviços em nuvem cobrarem por usuário. Se você deixar de gerenciar regularmente a lista de usuários, poderá acabar pagando por pessoas que não fazem mais parte de sua organização. É ideal agendar uma auditoria regular dos usuários e implementar processos que os removam quando eles saem da empresa para garantir que sua lista de usuários da nuvem esteja sempre atualizada.
Monitore proativamente
Pergunte ao seu provedor de nuvem se ele pode monitorar sua conta de forma proativa e notificá-lo sobre possíveis problemas antes que eles se transformem em grandes problemas. Isso é especialmente importante se você tiver uma licença paga conforme o uso que cobra com base no consumo de recursos ou armazenamento.
Utilizar os recursos tecnológicos certos é vital para o sucesso do seu negócio, assim como saber como evitar que esses recursos acumulem uma fatura mensal esmagadora. Entre em contato conosco se desejar aproveitar todos os benefícios da computação em nuvem sem ultrapassar seu orçamento. Ficaremos felizes em ajudar.